Fiat FCC4 Concept: profumo di pick-up









È stato presentato oggi al Salone dell’Auto di San Paolo, in Brasile, questo concept che anticipa uno dei due pick up di casa Fiat. Secondo i designers, “coniuga il DNA del marchio col lusso e lo spazio interno di una berlina di grandi dimensioni”. Un vero e proprio “coupé a quattro porte” con l’anima avventurosa, caratterizzato dalla fanaleria a led, dalla fiancata muscolosa, dalle porte a libro e molto altro.
Qui la press release (in portoghese):
O novo Concept Car da Fiat – Explorando uma linguagem de design
A Fiat apresentará neste salão do automóvel seu mais novo laboratório de design, o FCC4 (Fiat concept car) que traz conceitos e elementos inovadores, com novos volumes e proporções surpreendentes.
O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específica para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediatamente em um novo universo.  O DNA adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedan. Um verdadeiro “Four Door Coupe” com  alma aventureira.
A lateral de proporções inéditas e surpreendentes, com linhas dinâmicas, superfícies musculosas e reduzida área envidraçada, reafirma o sentimento de força, proteção e privacidade. O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro  reforça o caráter extremamente dinâmico do concept. A diversidade de highlights cria layers de reflexos ao longo da carroceria, enfatizando a dualidade luz e sombra, aliviando massas e deixando o visual do carro mais leve.
No frontal foram adotados novos posicionamentos para os grupos óticos, emprestando ao FCC4 um olhar forte e determinado, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de DRL´s, ou seja, LED´s de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal  ficam os demais grupos óticos. O logo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LED´s das extremidades.
A traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas, surge provocativa, adotando uma nova tipologia de abertura e uso. As lanternas de LED´s remetem ao conjunto dianteiro e, como ele, carregadas de tecnologia e refinamento. Destaca-se ainda
a força visual da parte inferior com seus escapes nas extremidades do para-choque e a proteção central em alumínio.
Cada acabamento do  FCC4 e seu conjunto de detalhes foram pensados na ferocidade das formas, exigindo sobriedade e elegância.
Superfícies foscas, sobrepostas em detalhes em alumínio, mesclam tecnologia e inovação. O corpo possui a presença marcante da inédita cor azul metalizada: nobre e luminosa, com nuances de luz e sombra,  realça ainda mais os volumes e superfícies do FCC4.
Dimensões: Comprimento:5.000 mm. Largura:1.940 mm (sem espelhos). Altura:1.600 mm.


Fonte icsphotography

Commenti